Reinventando as tradições religiosas afro-brasileiras

Eduardo P. de Aquino Fonseca

Resumo


RESUMO
Aborda o conceito de pureza nagô, ampliado e divulgado pelo antropólogo Roger Bastide, além de seguido pela ortodoxia das religiões afro-brasileiras. Contrasta este conceito com o caso emblemático do babalorixá Pai Edu, que não vem se submetendo à hierarquia ortodoxa dos pais-de-santo, mas, pelo contrário, se adaptando às necessidades de sua clientela. Finalmente, conclui que a tradição só existe no contexto real da interação entre pessoas.

ABSTRACT
Reinventing the Afro-Brazilian Religious Traditions. v. 27, n. 2, p. 221-247, jul./dez. 1999.
Analyzes the concept of nagô pureness, broadened and diffused by the anthropologist Roger Bastide, besides beeing acepted by the orthodoxy of the Afro-Brazilian religions. Contrasts that concept with the emblematic case of the “babalorixá” (priestlike person at that religions) Pai Edu (father Edu), who does not follow the orthodox hierarchy of the Afro-Brazilian “pais de santo”(father of the saints), but, on the contrary, introduced new religious patterns, more fitted to his clients’ needs. Concludes arguing that tradition only exists amidst the actual context of interaction among people.

RÉSUMÉ
Réinventant les traditions religieuses afro-brésiliennes. v. 27, n. 2, p. 221-247, jul./dez. 1999.
L’auteur aborde le concept de “pureté nago”, mis en évidence et divulgué par l’anthropologue Roger Bastide, en dehors du fait que ce concept appartient à l’orthodoxie des religions afro-brésiliennes. Il l’oppose au cas emblématique du “père de saint” Père Edu qui ne se soumet pas à la hiérarchie orthodoxe des “pères de saint”, mais au contraire, s’adapte aux besoins de sa clientèle. Finalement, il conclut que la tradition n’existe que dans le contexte réel de l’intéraction entre les personnes.

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