As regras da metodologia sociológica: um século depois

Cláudio Souto

Resumo


RESUMO
Buscando salientar aspectos não usualmente considerados em As regras do método sociológico, de Émile Durkheim, conclui que o pensamento desse autor permanece plenamente moderno em sua cientificidade e com alguma abertura a uma pós-modernidade científica. Considera o “sociologismo” que se atribui freqüentemente a Durkheim uma caricatura injusta da sua perspectiva. Julgando essencialmente não-sociologista a perspectiva durkheimiana, defende que esta abre-se à possibilidade de uma explicação teórica válida para as ciências do homem em geral. Apresenta proposta teórica, para além de Durkheim, de maior abrangência quanto ao normativo, tentando, também, formular leis para uma teoria geral unificada do mental e do social

ABSTRACT
The Rules of Sociological Methodology: a century later. v. 23, n.1, p. 107-122, jan./jun. 1995.
Emphasizes some usually neglected aspects of Émile Durkheim’s The Rules of Sociological Method and concludes that his thought stays fully modern as a scientific contribution with some opening to a scientific post-modern perspective. Regards “sociologism” usually ascribed to Durkheim as an unjust caricature of his personal approach. Contends that the durkheimian perspective is essentially “non-sociologist” and that it is open to the possibility of a valid theorethical explanation to the sciences of man in general. Proposes a more comprehensive theory beyond Durkheim, trying a formulation of some tenets for a unified general theory of the mental and social phenomena.

RÉSUMÉ
Les règles de la méthodologie sociologique: un siécle après. v. 23, n. 1, p. 107-122, jan./jun. 1995.
Attirant l’attention des lecteurs sur les aspects qui ne sont pas usuellement considérés dans “Les règles de la méthode sociologique”, d’Émile Durkheim, l’auteur conclut que la pensée de cet auteur reste pleinement moderne dans sa scientificité et toujours penchée vers une post-modernité scientifique. Il considère le “sociologisme” qu’on attribue fréquemment à Durkheim, une caricature injuste. Tout en jugeant la perspective durkheimienne, essentiellement non-sociologiste, il défend que celle-ci s’ouvre à la possibilité d’une explication théorique valable pour les sciences de l’homme, en générale. Il présente des proposition théoriques, au-délà de Durkheim, de plus grande ampleur quant au normatif, en essayant, également, de formuler de lois pour une théorie générale unifiée du mental et du social.

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