Abolition: problems of interpretation (Abolição: problemas de interpretação)

Joselice Jucá

Resumo


RESUMO
O estudo do abolicionismo no Brasil tem mostrado que a análise do processo abolicionista ocorreu de modo linear. O que deve ser particularmente enfatizado aqui é que a abolição no Brasil tem sugerido alguns interessantes problemas de interpretação. Na verdade, por qualquer que seja a razão, o fato é que o processo abolicionista nunca foi visto como parte de urna reforma social muito mais ampla que envolvia a distribuição da terra. Em conseqüência dessa ótica, os estudos concernentes à abolição até os dias atuais têm se ocupado da maneira como a abolição foi conduzida, em vez do concentrar-se em outras propostas de reforma embutidas no movimento abolicionista. Além disto, os historiadores têm ignorado a participação de negros em sua luta pela liberdade, como ocorreu, por exemplo, com a figura do André Rebouças e seu grupo. Em conseqüência, a abolição, como forma do emancipação social, nunca foi vislumbrada pelo movimento abolicionista como um todo. Neste contexto, é possível, contudo, discernir um movimento secundário paralelo que via a abolição dentro de uma perspectiva reformista preocupado com as ramificações sociais do movimento, depois do advento da liberdade.

ABSTRACT
Abolition: problems of interpretation. v. 16, n. 1, p. 93-101, jan./jun. 1988.
The study of abolitionism in Brazil has shown that, the analysis of the abolitionist process had occurred in a linear fashion. What should be particularly emphasized here is that, abolition in Brazil has suggested some interesting problems of interpretation. Actually, whatever reason, the abolitionist process had never been seen as part of a much more far-reaching social reform involving land distribution. As a consequence, the studies concerning abolition until nowadays would focuse attention on the way abolition was conducted instead of concentrating on other proposals of reform included in the abolitionist movement. In addition, historians have prefered to ignore the presence and the action of negroes engaged in their struggle for freedom, as it occurred, for instance, with the figure of André Rebouças and his group. Consequently, abolition as a form of social emancipation was never foremost in the mind of the abolitionist movement as a whole. It is possible however to discern a secondary movement of those who saw abolition in a reformist light and who were concerned with its social ramifications after the advent of freedom.

RÉSUMÉ
Abolition: problèmes d’interprétation. v. 16, n. 1, p. 93-101, jan./jun. 1988.
L’étude de l’abolition de l’esclavage au Brésil montre que l’analyse du processus abolitionniste a été faite d’une manière linéaire. Ce qui doit être particulièrernent traité ici sont les problèmes d’interprétation de l’abolition de l’esclavage au Brésil. Actuellement et quelle que soit la raison, le processus abolitionniste n’a jamais été vu comme une partie d’une reforme sociale plus ample qui entrainait la distribution de la terre. En conséquence, les études concernant l’abolition de l’esclave, même de nos jours, s’occupent surtout de la manière comment l’abolition a été conduite, au lieu de se concentrer sur d’autres propositions de reformes, cachées derrière le mouvement abolitionniste. D’ailleurs, les historiens ignorent la participation des noirs dans la lutte pour la liberté, comme nous le montre le cas d’André Rebouças et de son groupe. En conséquence, l’abolition, comme forme d’émancipation sociale, n’a jarnais été vue dans son ensemble, par le mouvement abolitionniste. Dans ce contexte, il est possible de discerner un mouvement secondaire, parallèle, qui voyait l’abolition dans une perspective réformiste, et préoccupé des ramifications sociales du mouvement après la conquête de la liberté.

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