Um pensador dialético

Gláucio Veiga

Resumo


RESUMO
Todos os sistemas de pensamento não são “conclusivos”. Eles precisam, de tempos em tempos, de constantes “releituras”. As condições sociais e econômicas de cada época são como novos olhos, uma nova visualização. Ao se aguçarem as contradições políticas com a queda da ditadura do Estado Novo, o único texto interpretativo dos anseios populares seria Casa-grande & senzala, defendendo a miscigenação, o mulatismo e o negro. Uma saudação aos vencidos e marginalizados, exibindo sem cerimônia as raízes da negritude como um dos parâmetros básicos da nossa cultura.

ABSTRACT
A dialectical Thinker. v. 11, n. 2, p. 241-256, jul./dez. 1983.
All systems of thought are not “conclusive”. They need to be re-read from time to time. The social and economic conditions of each time are as a new visualization. When the dictatorship of the Estado Novo fell, the political contradictions increased and therefore the only interpretation of the people whishes would be through Casa-grande & senzala, which defended the crossbreeding, the Mulatto and the Negro. It is an exaltation to the defeated people and outcasts showing the roots of the negro race as one of the basical parameters of our culture.

RÉSUMÉ
Un penseur dialectique. v. 11, n. 2, p. 241-256, jul./ dez. 1983.
Tous les systèmes de la pensée ne sont pas "conclusifs”. lIs ont besoin de ”relectures” constantes. Les conditions sociales et économiques de chaque époque sont commme des nouveaux yeux, une nouvelle visualisation. Les contradictions politiques, en s’aiguisant avec la chute de l’État Nouveau, le seul texte interprétatif des désirs populaires serait Maîtres et esclaves, qui défendait le métissage, les mulâtres et les noirs. Un salut aux opprimés et marginaux. Le livre montre sans céremonie les racines de la race noire comme l’un des paramêtres de la base de notre culture.

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