Influência de Monteiro Lobato

Edgard Carvalheiro

Resumo


RESUMO
Contribuição intitulada “Ciclo Paulista” na obra coletiva A Literatura no Brasil. O início da publicação da Revista do Brasil, 1916, possibilitaria o aparecimento de alguns espíritos novos e, principalmente, a estréia de Monteiro Lobato, que começou nela a publicação dos contos que iriam constituir Urupês. A publicação deste livro, em 1918 cai como uma bomba no meio literário, do país. O êxito de livraria foi instantâneo, provocando, a respeito da figura do Jeca Tatu, uma série de debates. Estes sairiam do terreno sociológico e literário para a arena política, onde as paixões são mais susceptíveis de explosões, e as repercussões bem mais profundas. Urupês pretendia ser, no fundo, uma advertência. Mas muitos esquecem, sem dúvida, o estilo inteiramente novo com que Lobato fazia sua estréia. A maneira original e pitoresca com que lançava as suas histórias. O que ele apresentava era quase uma revolução. Além do vocabulário riquíssimo, havia o sentido humano em que o contista envolvia os seus casos. Na soma de todas as suas qualidades, ele dignifica o gênero, eleva-o às alturas. A Lobato cabe o lançamento de muitos daqueles que integrariam a Semana de Arte Moderna. Muitos escritores sofrem sua influência, e realizam uma literatura enquadrada num regionalismo que caracteriza toda a obra lobatiana.

ABSTRACT
Monteiro Lobato´s Influence. v. 9, n. 2, p. 315-320, jul./dez. 1981.
Contribution entitled “Ciclo paulista” from the collective work A literatura no Brasil. The beginning of the publishing of Revista do Brasil in 1916, would make possible the appearance of some new spirits, and mainly the first appearance of Monteiro Lobato, where he began the publishing of the tales which would make part of Urupês. Its publishing in 1918, had a great repercussion in the literary circle. The success of sale was instantaneous provoking many debates about Jeca Tatu’s personage. These debates would leave the sociological and literary areas to the political area where the emotions are subdued to explosions and the repercussions are deeper. Urupês was supposed to be in its essence an advertence. Many people doubtlessly forget the style completely new with which Lobato made his appearing. His original and picturesque way with which he created his stories. He presented almost a revolution. Besides the plentiful vocabulary, there was the human sense where the writer envolved his cases. With all his qualities, he honored the literary kind. Lobato promoted many of the writers who would integrate the “Semana de Arte Moderna” (Week of Modern Art). Many writers suffer his influence and undertake a literature emboded in a regionalism, which characterizes Lobato´s work.

RÉSUME
Influence de Monteiro Lobato. v. 9, n. 2, p.315-320, jul./dez. 1981.
Contribution nommée “Ciclo Paulista” dans l`oeuvre collective La littérature au Brésil. Le début de la publication de la Revue du Brésil en 1916, rendrait possible l’apparition de quelques esprit nouveaux et principalement les débuts de Monteiro Lobato qui a commencé la publication des contes qui constitueraient Urupês. La publication de ce livre en 1918 tombe comme une bombe dans le milieu littéraire du pays. Le succès a été immédiat, provocant une série de débats au sujet de l’image de Jeca Tatu. Ces discussions ont dépassé la sphère sociologique et littéraire pour atteindre la sphére politique où les passions sont plus susceptibles d’explosions et les répercussions bien plus profondes. Urupês prétendait au fond être un avertissement. Mais sans doute, un grand nombre oublie le style tout nouveau avec lequel Lobato a fait ses débuts. La façon originale et pittoresque dont il écrivait ses histoires. Ce qu’il présentait était presque une révolution. En dehors du vocabulaire três riche, il avait le sens humain avec lequel le conteur enveloppait ses cas. Avec tous ses qualités il dignifie le genre. La présentation de beaucoup de gens qui participaient à la semaine d’art moderne est dûe à Lobato. Plusieurs écrivains subissent son infuence et font une littérature encadrée dans un régionalisme qui caractérise toute l’oeuvre de Lobato.

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