Monteiro Lobato e sua época

Nelson Palma Travassos

Resumo


RESUMO
Primeiro capítulo da obra Minhas Memórias dos Monteiros Lobatos. A publicação de Urupês foi o início de uma era cultural e econômica no Brasil. O impacto causado foi maior porque vivia-se ainda à sombra do Império. Os costumes austeros predominavam na vida social brasileira. O romantismo, como decorrência natural, numa sociedade onde a nobreza ditava moda. Época de restrição mental, de maneirismos e rebuscamento literário. Oswaldo de Andrade, um dos primeiros vanguardistas, comenta em fascinante artigo, “Lanterna mágica”, o aparecimento de dois artistas; o pintor Hellios Seelinger e o poeta Guilherme de Almeida citandos-os como exemplo de renovação nas artes. A República em busca de um estilo. Um Brasil sem alma própria, preso aos padrões culturais europeus. Os costumes brasileiros na época em que surgiu Monteiro Lobato, renovando a arte de escrever.

ABSTRACT
Monteiro Lobato and his Age. v. 9, n. 2, p. 265-299, jul./dez. 1981.
First chapter of the work Minhas Memórias dos Monteiros Lobatos. The publishing of Urupês, was the beginning of a new cultural and economic age in Brazil. The impact caused by the book was bigger than it was supposed to be, because people still lived under the shadow of the Empire. Its severe customs predominated in the Brazilian social life. Romantism existing as a natural consequence in a society where the noblesse dictated fashion. It was an age of mental restriction, mannerisms and literary refinedness. Oswaldo de Andrade, one of the first pioneers of the age, comments in a fascinating article “Lanterna Mágica” the appearing of two artists: Helios Seelinger the Painter and Guilherme de Almeida the Poet, seeing them as an example of renewal in arts. The Republic in search of a style. Brazil connected to the European cultural patterns. The art of writing being renewed by Brazilian customs in Lobato´s age.

RÉSUMÉ
Monteiro Lobato et son époque. v. 9, n. 2, p. 265-299, jul./dez. 1981.
Premier chapitre du livre: Mes Mémoires des Monteiros Lobatos. La publication de Urupês a été le début d’une nouvelle époque culturelle et économique du Brésil. L’impact fut plus grand parce qu’on vivait à l’ombre de l’Empire. Les habitudes austères prédominaient dans la vie sociale brésilienne. Le romantisme comme conséquence naturelle dans une société où la noblesse imposait la mode. Epoque de restriction mentale, de maniérismes et des préciosités littéraires. Oswaldo de Andrade, un des premiers des avant-gardistes commente l’apparition des deux artistes: le peintre Hellios Seelinger et le poéte Guilherme de Almeida, dans un article fascinant, La Lanterne Magique, les désignant comme exemples de renouvellement des Arts. La république à la recherche d’un style. Un Brésil sans âme propre, attaché aux modèles culturels européens, les coutumes brésiliens à l’époque où surgit Monteiro Lobato, renouvellant l’art d’écrire.

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