Consumo, espetáculo e alienação

um diálogo crítico entre Bauman, Debord e Mauss na sociedade contemporânea

Autores

  • Antonio Borja de Almeida Junior UERN
  • Melina Maria Alves de Melo Paiva UERN
  • Arlindo Souza Neto UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i1.2504

Resumo

Este artigo aprofunda a análise das intersecções entre consumo, espetáculo e alienação, incorporando a filosofia da dádiva de Jacques T. Godbout e Alain Caille para dialogar com as contribuições clássicas de Zygmunt Bauman, Guy Debord e Marcel Mauss. Além dessa articulação teórica, o texto dialoga com novos tipos de sociabilidades digitais (crowdfunding, software livre, bancos comunitários e agroecologia), ilustrando como lógicas de reciprocidade persistem e constituem alternativas às formas hegemônicas de mercantilização e espetacularização. Metodologicamente, adota-se um percurso bibliográfico‑analítico, apoiado em autores contemporâneos para articular a crítica social à densidade filosófica exigida. Conclui‑se que a revalorização da reciprocidade, enquanto princípio organizador da vida social, pode inspirar políticas públicas orientadas à solidariedade e oferecer horizontes de resistência ao consumismo e à reificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Borja de Almeida Junior, UERN

Mestrando em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN)

Melina Maria Alves de Melo Paiva, UERN

Mestranda em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e servidora pública da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Arlindo Souza Neto, UFPE

Sociólogo e antropólogo, mestre e doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

de Almeida Junior, A. B., Paiva, M. M. A. de M., & Souza Neto, A. (2025). Consumo, espetáculo e alienação: um diálogo crítico entre Bauman, Debord e Mauss na sociedade contemporânea. Ciência & Trópico, 49(1). https://doi.org/10.33148/ctrpico.v49i1.2504

Edição

Seção

ARTIGOS