Un análisis arquegenealógico de los establecimientos religiosos en Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2251

Resumo

Este artigo possui o objetivo de examinar as relações de poder envolvidas na constituição de instituições no Estado do Tocantins, em especial os estabelecimentos religiosos, associados aos de saúde e educação. Para tanto, faz-se uso do consagrado método qualitativo-interpretativo da Análise do Discurso voltado para a descrição heurística dos sentidos presentes na matéria intitulada “Tocantins tem mais estabelecimentos religiosos do que instituições de educação e saúde, revela IBGE” (JARDIM, 2024), publicada no Jornal Opção. Desse modo, são mobilizadas as noções operações de dispositivo, enunciado, formação discursiva e episteme, a partir das quais se verticaliza a leitura do objeto delineado. Como resultado desta investigação, verificou-se, para além do alcance da propositura traçada para este artigo, os constituintes internos do enunciado notícia, o alinhamento do dispositivo, e a ancoragem de saberes dispostos no objeto em uma formação discursiva progressista e em uma episteme igualitária, além do escopo da proposição delineada para este artigo.

Palavras-chave: Discurso do Norte. Estabelecimentos religiosos. Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Soares, T. (2024). Un análisis arquegenealógico de los establecimientos religiosos en Tocantins. Ciência & Trópico, 48(1). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2251

Edição

Seção

ARTIGOS