Experiência docente no ensino remoto emergencial em cursos de graduação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2229Resumo
A pandemia pela Covid-19 impactou diversos setores da sociedade. Na educação, alterou o desenvolvimento do processo educativo com o isolamento social e a paralisação das aulas. Adotaram-se estratégias para evitar perdas no processo ensino-aprendizado. A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) permitiu a continuidade das atividades virtualmente por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Assim, este artigo tem como objetivo analisar a experiência docente no ERE em cursos de graduação da área da saúde em universidades federais de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratório-descritiva, resultado de uma dissertação de mestrado. Os dados foram coletados entre maio de 2021 e abril 2022 por meio de formulário e entrevista semiestruturada gravada em áudio. Participaram do estudo 31 docentes. Esses dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq e dessa análise emergiram três categorias: a experiência docente na implementação do ERE; ensino-aprendizado no ERE e o uso das TICs e os desafios e as potencialidades na sua implementação. Evidenciou-se que essa implementação foi uma experiência desafiadora e trouxe limitações durante o seu desenvolvimento, comprometendo o ensino-aprendizado na saúde, mas contribuiu para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na tentativa de torná-lo dinâmico e globalizado.
Palavras-chave: Docentes. Capacitação de recursos humanos em saúde. Pandemias. Saúde Coletiva.
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Copyright (c) 2024 Tamiris Carvalho Fraga, Beatriz Francisco Farah, Cassiano Caon Amorim
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