Heutagogia

conceitos e fundamentos no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art5

Resumo

A heutagogia é uma abordagem educacional inovadora que coloca o aprendiz no centro do processo de aprendizado. Seus conceitos e fundamentos buscam promover a autonomia, a autorregulação e a responsabilidade individual no ato de aprender. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como a implementação dos conceitos e fundamentos da heutagogia influencia o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem auto orientada em ambientes educacionais contemporâneos. Para tanto, utilizou-se uma metodologia bibliográfica a fim de investigar os conceitos e fundamentos da heutagogia. Os resultados apontam que a heutagogia, em sua essência, reconhece que o aprendizado não é um evento isolado, mas um processo contínuo que ocorre ao longo da vida. Os alunos são incentivados a monitorar e controlar seu próprio aprendizado, refletindo sobre seu progresso, ajustando suas estratégias e definindo suas metas. Seus conceitos e fundamentos desafiam as abordagens tradicionais da educação, reconhecendo a importância da adaptação, da autorregulação e da colaboração na formação de indivíduos autônomos e motivados. Por fim, a heutagogia oferece um novo paradigma educacional que capacita os alunos a se tornarem aprendizes independentes e adaptáveis em um mundo em constante transformação.

Palavras-chave: Autonomia do aprendiz. Aprendizado ao longo da vida. Personalização do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Especialista em Didática e Tendências Pedagógicas e Orientação Educacional. Docente do Centro Universitário Barão de Mauá e Faculdade de Educação São Luís; Tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Docente na Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Lopes, M. M. (2023). Heutagogia: conceitos e fundamentos no processo de ensino-aprendizagem. Ciência & Trópico, 47(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art5

Edição

Seção

ARTIGOS