Protesto e conformismo no Xangô do Recife

Autores

  • Roberto Motta

Resumo

RESUMO O xangô do Recife enquadra-se na categoria dos “cultos periféricos”, que abarcam comumente as classes oprimidas sujeitas a fortes discriminações. Tais cultos expressam os protestos dos politicamente impotentes. Apesar do protesto simbólico e dos mecanismos psicológicos de compensação ligados ao transe e à possessão, há também nesses cultos uma ideologia implícita de conformismo muito profundo. O ato fundamental da liturgia do xangô encontra-se na oferta de comida dos santos que representa, por excelência, a “obrigação” do devoto. A oferta de alimentos desempenha funções de caráter muito prático, pois os santos possuem direitos exclusivos apenas sobre as partes menos comestíveis dos animais sacrificados. O resto eles cedem aos devotos. O xangô subsiste sobre a base dos ganhos ocasionais de seus devotos. O sincretismo representa outro exemplo de conformismo, pois o batismo na igreja católica é indispensável para o devoto tomar parte em toda atividade ritual existindo uma associação dos orixás com os santos da Igreja e uma dupla lealdade religiosa. ABSTRACT Protest and Conformism in the Voodoo Rite. v. 7, n. 2, p. 255-262, jul./dez. 1979. The Voodoo Rite of Recife is structured in the category of the “peripheral cults” which comprizes the opressed classes subdued to strong discriminations. Such cults express the protests of those politically impotent people. In spite of the symbolic protest a psychological mechanisms of compensation connected to the trance and to the possession, there is also in these cults and implicit ideology of a very profound conformism. The basical act of the liturgy of the Voodoo Rite is found in the offering of food of the Saints, which represents in itself, the devotee’s duty. The offering of food performs functions of a very practical character, because the saints have exclusive duties only over the parts less eatable of the sacrificed animals. The rest of it, is given to the devotees. The Voodoo Rite subsists based on the occasional profits of its devotees. The syncretism represents another exemple of conformism, because in the Catholic Church the baptism is indispensable for the devotee to take part in the ritual activity, existing an association of the “orixás” (divinities) with the Saints of the Church and a double religious loyalty. RESUMÉ Protestation et conformisme dans le xangô. v. 7, n. 2, p. 255-262, jul./dez. 1979. Le xangô à Recife est encadré dans le rang des “cultes périphériques” qui, embrassent, le plus souvent, les classes oprimées soumises à de fortes discriminations. Tels cultes manifestent, les protestation des politiquement imprissants. Malgré la protestation symbolique et les mécanismes psychologiques de compensation liés à la transe et à la possession, il y a aussi dans ces cultes une idéologie implicite de conformisme très profond. L’acte fondamental de la liturgie du xangô se trouve dans l’offrande de nourritures aux saints qui représente l’ “obligation” par excellence, de la personne dévote. L’offrande de nourritures prend des fonctions de caractére pratique, car les saints ont des droits exclusifs seulement sur les parties les moins comestibles des bêtes qu’on sacrifie. Les restant ils le donnent aux dévots. Le xangô subsiste sur la base des gains de ses dévots. Le syncrétisme représente un autre exemple de conformisme, parce que le baptême à l’église catholique est indispensable à la personne dévote pour participer à toute l’activité rituelle, il existe même une association des orixás avec les saints de l’Église et une double fidelité religieuse.

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Como Citar

Motta, R. (2011). Protesto e conformismo no Xangô do Recife. Ciência & Trópico, 7(2). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/219

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ARTIGOS