S. Gonçalo de Amarante: seu culto entre portugueses e luso-descendentes no Nordeste brasileiro: uma interpretação sócio-analítica

Albino Gonçalves Fernandes

Resumo


RESUMO
Pesquisa realizada em Portugal na área de maior influência da veneração ao padroeiro de Amarante, na região de Entre-Douro-Minho, que engloba os antecedentes históricos do culto de S. Gonçalo, levantamento da sua curva de vida até sua fixação em Amarante; seu apostolado local e sua interinfluência regional; obras e lendas em torno de episódios que lhe são atribuídos; a igreja que lhe foi dedicada; sua beatificação posterior; a projeção do seu culto a outras áreas metropolitanas e lusotropicais, sobretudo no Brasil; o folclore sangonçalino; o satanismo amarantino interferente e ligado ao culto; o sincretismo religioso que se estabeleceu em Amarante; as imagens dum casal de Diabos que durante longo tempo foram mantidas na sacristia do convento de São Gonçalo, sua destruição e posterior restauração no mesmo sítio até sua retirada por determinação canônica; a provável e possível motivação dessa estranha presença num santo lugar. Explica a temporalização que se operou no culto a São Gonçalo do sagrado para o profano, humanizando essa mesma temporalização a pessoa do santo e nela projetando o povo a sua própria problemática vivencial, como uma conseqüência de processos sociais que ali se elaboraram durante séculos, envolvendo suas instituições, em fases de dificuldades ocasionais, com a ecolsão de fenômenos regressivo-culturais. Complexo social que teria dado lugar a um abastardamento da crença, transformando uma figura venerável de santo num personagem galhofeiro, com culto popular ostensivamente pagão.

ABSTRACT
S. Gonçalo of Amarante: its cult between Portuguese people and Lusitanian descending people of the Brazilian Northeast. v. 7, n. 2, p. 201-236, jul./dez. 1979.
Research work undertaken in Portugal in the area of greater influence of the veneration to the Patron of Amarante in the Entre-Douro-Minho region. This research comprises a study of his historical antecedents; his life-span previous to his setting in Amarante; his local apostolate and his regional interinfluence; works and tales about episodes attributed to him; the church to him dedicated; his later beatification; the spread of his cult to either metropolitan and luso-tropical areas, specially to Brazil; his folklore; the Amarante satanism interfering and interconnected with his cult; the religious syncretism established in Amarante; the images of a couple of devils which were kept at the sacristy of the Saint Gonçalo Monastery for a long time, and their destruction and later restoration and permanence in the same place until their withdrawal there from due to canonical orders; the probable and possible reason for the strange presence in a sacred place. It explains the temporalization which has taken place in the cult to Saint and the projection of the existential problematic in periods of occasional difficulties, giving birth to cultural-regressive phenomena. This social complex is held responsible for the deteriorization ot he cult of Saint Gonçalo, which has turned him into a joker, with an ostensively pagan popular cult.

RESUMÉ
S. Gonçalo de Amarante: le culte chez les portugais et luso-descendents du Nordeste brésilien. v. 7, n. 2, p. 201-236, jul./dez. 1979.
Recherche realizée au Portugal, dans la région de plus grande influence de la vénération du Patron de Amarante, dans la région de Entre-Douro-Minho – qui comprend: les antécédents historiques du culte de St. Gonçalo, jusqu’à son établissement en Amarante; son apostolat local et son inter-influence régionale; oeuvres et légendes autour des événements qu’on lui a attribué; l’église qu’on lui a dediée; sa canonisation postérieure; la projéction de son culte dans d’autres régions métropolitaines et luso-tropicales surtout au Brésil; le folkore saintgonçalien; le satanisme Amarantin interférant et lié au culte; le syncrétisme religieux qui s’est établi à Amarante; les images d’un couple de diables qui pendant longtemps ont été conservées dans la sacristie du couvent de Saint Gonçalo, sa déstruction et postérieure restauration au même endroit jusqu’à sa retraite par determination canonique; la poralité qui s’est opérée dans le culte à Saint Gonçalo du sacré au profane, humanisant la personne du saint et projetant au peuple sa problématique de vie comme une conséquence des procédés sociaux qui pendant des siécles se sont élaborés, comprenant ses institutions des difficultés occasionnelles avec l’éclosion des phénomènes régressives-culturelles. Le complexe est le responsable de la détériorisation du culte à Saint Gonçalo, le transformant dans un personnage folichon, avec un culte populaire ostensiblement païen.

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