Em defesa do pluralismo de ideias

uma discussão sobre a liberdade de cátedra no julgamento da ADPF nº 548 do Supremo Tribunal Federal

Autores

  • Juliana Rodrigues Barreto Cavalcante UNIFOR
  • Francisco Humberto Cunha Filho Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art5

Resumo

O presente trabalho busca fazer uma reflexão acerca da necessidade de garantia da liberdade de cátedra no contexto educacional brasileiro à luz do julgamento da ADPF nº 548 do Supremo Tribunal Federal. A pesquisa é descritiva com relação aos objetivos almejados. Quanto à metodologia, caracteriza-se como bibliográfica e documental, estimulando o alcance de seu resultado a partir da análise da mencionada decisão. A referida ação objetivava evitar e reparar lesões a preceitos fundamentais resultantes de atos do Poder Público dentro de universidades públicas e privadas no contexto das eleições presidenciais do ano de 2018, pautadas por decisões de juízes eleitorais de várias regiões do Brasil. Concluiu-se que o cerceamento do pluralismo de ideias e o controle do pensamento político crítico dentro das universidades pode ocasionar consequências comprometedoras da própria ordem democrática, tendo em vista que a difusão do conhecimento possibilita transformação e impacto positivos nas questões sociais, culturais, econômicas e políticas do país. Nesse sentido, a liberdade de cátedra não pode ser violada e nem usada como instrumento de limitação do direito à educação, em sentido amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Humberto Cunha Filho, Universidade de Fortaleza

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1999), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutor pela Università degli Studi di Milano - Bicocca (2018). Professor dos Programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Rodrigues Barreto Cavalcante, J., & Humberto Cunha Filho, F. (2021). Em defesa do pluralismo de ideias: uma discussão sobre a liberdade de cátedra no julgamento da ADPF nº 548 do Supremo Tribunal Federal. Ciência & Trópico, 45(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art5

Edição

Seção

ARTIGOS