Luta pela terra e processo de reforma agrária no Sertão paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.5

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se deu a formação do espaço agrário da Mesoregião do Sertão Paraibano. O Sertão paraibano, historicamente, foi caracterizado pela prática da pecuária em vastas áreas e pelo cultivo do algodão, em ambas atividades a concentração de terras ocasionou a exclusão de grande parte dos trabalhadores rurais, quadro que  permanece até os dias atuais. Para analisar a concentração de terras no Sertão Paraibano, foi utilizado dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) contendo o número de assentamentos criados na mesorregião do Sertão paraibano inseridos no Sistema Informatizado de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA), datado de 01/01/1900 até 31/12/2011. Foi verificado que mesmo havendo projetos de reforma agrária no Sertão paraibano, a terra ainda continua concentrada em grande parte da mesorregião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saul Ramos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Horticultura Tropical pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Doutorando em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Solos e Engenhrai Rural.

Roberto de Sousa Miranda, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

Graduado em Ciências Sociais (2005), Mestre em Sociologia (2007) e Doutor em Ciências Sociais (2011), ambos pela Universidade Federal de Campina Grande; e Pós-doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (2018). Professor da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, e do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência em Sociologia Rural, especialmente na análise de instituições sociais e desempenho institucional em assentamentos rurais; em Ecologia Política, com ênfase em conflitos distributivos e mudança ambiental no Cerrado e Pré-Amazônia maranhense; e em Extensão Rural, trabalhando o associativismo, o cooperativismo e a inovação tecnológica em assentamentos rurais. É associado à Sociedade Brasileira de Sociologia, à Rede de Estudos Rurais e à Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Oliveira, S. R., & Miranda, R. de S. (2019). Luta pela terra e processo de reforma agrária no Sertão paraibano. Ciência & Trópico, 43(2). https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.5

Edição

Seção

ARTIGOS