VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Análise socioeconômica dos municípios de Pernambuco nos anos 2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CeTropico-v.43n.1(2019)_1827

Resumo

A primeira década dos anos 2000 foi marcada por inúmeros avanços sociais no Brasil. Contudo, observa-se que as desigualdades regionais continuaram pertinentes, tanto no país, quanto nas unidades federativas, sendo que as regiões Norte e Nordeste foram as mais beneficiadas por esses avanços. Este trabalho teve como objetivo calcular um Índice de Ausência de Vulnerabilidade Social, sob duas perspectivas diferentes: desenvolvimento humano e vulnerabilidade dos indivíduos para o estado de Pernambuco. A análise dos resultados permite constatar avanços obtidos e como esses avanços são ilustrados nos resultados de cada perspectiva, além de permitir a visualização das mudanças socioeconômicos em termos regionais a partir de mapas temáticos que indicam os resultados dos municípios. Por fim, esse Índice constitui uma forma de priorizar e definir critérios na elaboração de políticas públicas para o estado de Pernambuco.

PALAVRAS-CHAVE: Vulnerabilidade Social. Desenvolvimento Humano. Índice Multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Ramos Simões, Universidade Federal de Minas Gerais.

bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Tomás de Faria Balbino, Mestrado de Desenvolvimento, Planejamento e Território, Universidade Federal de São João Del-Rei.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudante de mestrado no programa de Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT-UFSJ). Atuação nas áreas de Economia Regional, Economia Social e Econometria. Associado à Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER), membro do grupo de estudos do CNPq "PEDES - Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social" (CEDEPLAR-UFMG), e integrante do projeto de extensão "Um olhar sobre o bem-estar das classes vulneráveis de Belo Horizonte"(FACE-UFMG). Vencedor do prêmio "Conhecendo a Vulnerabilidade Social de Pernambuco", organizado pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Simões, A. C. R., & Balbino, T. de F. (2019). VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Análise socioeconômica dos municípios de Pernambuco nos anos 2000. Ciência & Trópico, 43(1). https://doi.org/10.33148/CeTropico-v.43n.1(2019)_1827

Edição

Seção

ARTIGOS