PRIMÓRDIOS DA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA

Autores

  • Roque de Barros Laraia Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - IPHAN/DF; Pontífica Universidade Católica de Goiás/ PUC - Goiás; Membro Nacional de Imigração - CNI/ Brasil; Universidade de Brasília- UNB.

Resumo

Este artigo pretende resumir a história da Antropologia Cultural, no Brasil, a partir do final do século XIX até os meados da década de 70 do século passado. Em função do surgimento tardio das universidades em nosso país a Antropologia encontrou abrigo nos Museus. Outro ponto importante destacado é que os nossos primeiros pesquisadores, com raras exceções, foram médicos, como é o caso de Nina Rodrigues (1862-1906), Somente a partir da década de 70, do século XX, é que as Universidades tornam-se o principal espaço para a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roque de Barros Laraia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - IPHAN/DF; Pontífica Universidade Católica de Goiás/ PUC - Goiás; Membro Nacional de Imigração - CNI/ Brasil; Universidade de Brasília- UNB.

Possui graduação em Bacharelado Em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1959) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, antropologia, cultura, etnologia indigena e sociedades indigenas. Foi pesquisador do CNPQ, nível IA, de 1983 a 2003, quando não solicitou renovação da bolsa tendo em vista ter assinado contrato com a Universidade Católica de Goiás (2003-2008).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Laraia, R. de B. (2018). PRIMÓRDIOS DA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1728

Edição

Seção

ARTIGOS