UMA ABORDAGEM GEOESPACIAL E ESPECTRO-TEMPORAL DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA NA REGIÃO DE XINGÓ, BRASIL

Autores

  • Neison Cabral Ferreira FREIRE Fundação Joaquim Nabuco
  • Admilson da Penha Pacheco Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Caatinga é o tipo de vegetação que cobre a maior parte da área com clima semiárido da região Nordeste do Brasil. Estudos neste ecossistema são imprescindíveis, pois esse bioma é um dos mais ameaçados devido ao uso inadequado e insustentável dos recursos naturais. No Brasil, o semi-árido é uma das regiões mais afetadas pelo problema, ocasionando processos desertificatórios crescentes com graves consequências sócio-ambientais. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma metodologia, geoespacial e espectro-temporal, para analisar e mapear a degradação ambiental do bioma caatinga na região semi-árida de Xingó/Alagoas/Brasil. Através do cruzamento de séries temporais de imagens de satélite (1989 – 1995 – 2003) e dados demográficos, foi possível a detecção de áreas de risco e passíveis de desertificação nos seis municípios circunvizinhos à Usina Hidrelétrica de Xingó. Pesquisas de campo validaram os resultados obtidos em laboratório, apoiados em extensa literatura sobre os indicadores de desertificação. Os resultados obtidos a partir da manipulação de dados georreferenciados por técnicas de Processamento Digital de Imagens e elaboração de um Sistema de Informações Geográficas, evidenciaram um quadro desolador de degradação ambiental na extensa área em estudo, com uma significativa devastação da Caatinga, aumento de solo exposto e diminuição de áreas agropastoris. Enfim, concluiu-se que em janeiro de 2003, dos 4.405,29 km² da área de estudo, cerca de 985,44 km², ou 22,37%, apresentaram problemas ambientais significativos quanto ao risco de desertificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neison Cabral Ferreira FREIRE, Fundação Joaquim Nabuco

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro, 1987), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1998), Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, 2003), Doutorado em Geografia também pela UFPE (Recife, 2009) e Pós-Doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina, 2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em geotecnologias aplicadas à pesquisa social, vulnerabilidade sócio-ambiental, gestão de risco a catástrofes naturais, cartografia social e políticas públicas. Foi consultor nas áreas de Desenvolvimento Regional para o Ministério da Integração Nacional e Zoneamento Ecológico-Econômico para o Ministério do Meio Ambiente. Pesquisador Convidado do Programa de Investigación en Recursos Naturales y Ambiente (PIRNA) de la Universidad de Buenos Aires. Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) no Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE e Professor da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO - Sede Argentina - no Programa de Posgrado en Desarrollo Humano. É Pesquisador Adjunto III na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife-PE, Brasil, onde supervisiona o Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG). Editor da Revista Horizontes LatinoAmericanos do Mercosul.

Admilson da Penha Pacheco, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Depto. de Engenharia Cartográfica da UFPE, Doutor em Física (INPE).

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

FREIRE, N. C. F., & Pacheco, A. da P. (2017). UMA ABORDAGEM GEOESPACIAL E ESPECTRO-TEMPORAL DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA NA REGIÃO DE XINGÓ, BRASIL. Ciência & Trópico, 41(2). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1667

Edição

Seção

ARTIGOS