Nota Editorial

Autores

  • Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura Fundação Joaquim Nabuco (MEC)

Resumo

É com satisfação que a Revista Ciência & Trópico publica artigos apresentados no 8º Congresso Internacional do Conselho Europeu de Investigações Sociais da América Latina (CEISAL), ocorrido nos dias 28, 29, e 30 de junho e 1º de julho de 2016, no Instituto de Ibero América (Universidade de Salamanca – Espanha). O tema do Congresso, do qual tive a honra de participar, foi Tempos Pós-hegemônicos: sociedade, cultura e política na América Latina e os artigos incluídos neste número foram apresentados no eixo de Ciência Política, que versou sobre Recursos Locais e Desenvolvimento regional: direitos de uso, relações de poder e trajetórias territoriais.

 Merece agradecimento especial da nossa equipe a designer Rosangela Mesquita que, com raro talento, elaborou muitos dos projetos gráficos das capas da Revista C&Trópico. Ao se aposentar da Fundação Joaquim Nabuco, deixa conosco um belo registro de seu trabalho na Editora Massangana.

 O número corresponde ao primeiro semestre de 2017. A Revista está, portanto, atualizada em sua publicação.

Alexandrina Sobreira de Moura
Editora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura, Fundação Joaquim Nabuco (MEC)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestre em Instituições Jurídicas (1984), doutora em Ciências Jurídicas pela University of Wisconsin-Madison (1986) e pós-doutora pela University of Brown (1993). Foi professora visitante da Brown University (1992-1993). Atualmente é Pesquisadora Titular da Fundação Joaquim Nabuco, e Professora Associada de Ciência Política do Departamento de Ciências Políticas da UFPE. Professora e atual Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste - UFPE. Editora da Revista Ciência e Trópico da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Editora da Revista dos Mestrados Profissionais - RMP. Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Internacionais. Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (UNESCO). Membro do Conselho da Fundação Konrad Adenauer. Participou como conferencista em diversos fóruns internacionais, incluindo representações nas Conferências da ONU, em especial, as realtivas ao combate à desertificação e mudanças climáticas. Assessora Especial do Ministério do Meio Ambiente entre 1996 e 1998. Foi Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente - ABEMA (abril 2003 - março 2007), e Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco entre 1999 e 2006. Membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas por indicação do International Union for Conservation of Nature - IUCN. Em 2011 foi Pesquisadora Visitante do Centro de Estudos Urbanos e Regionais do Conselho Nacional de Pesquisa em Estudos Científicos e Tecnológicos da Argentina (CONICET). Atua na área de Ciência Política, nos seguintes temas: teoria política contemporânea, teoria política comparada, politicas públicas, meio ambiente e gestão ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda) - UFPB/CNPq.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Sobreira de Moura, A. S. (2017). Nota Editorial. Ciência & Trópico, 41(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1661

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO