Diferença, Cultura e Educação: caminhos e descaminhos

Autores

  • Sandro Guimarães de Salles Universidade Federal de Pernambuco
  • Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles

Resumo

A questão da diferença étnica e cultural, no campo da educação, tem se intensificado à medida que crescem as ações destinadas a criar oportunidades iguais para grupos étnicos historicamente excluídos – como a criação, a partir de 2004, do sistema de cotas em universidades públicas brasileiras para alunos negros e indígenas. Também tem contribuído para esse debate o advento de políticas educacionais comprometidas com o respeito à diversidade sociocultural desses grupos, a exemplo da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e dos Povos Indígenas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. O presente artigo não pretende analisar os impactos dessas políticas, nem a polêmica por elas suscitada, mas refletir sobre as diversas concepções, presentes em diferentes momentos das ciências humanas e sociais, sobre a diferença étnica e cultural, as quais, direta ou indiretamente, vêm influenciando o debate na educação. Para tanto, partimos da concepção de diferença como uma construção complexa, articulada em negociações e estratégias de representação e poder, distanciada da ideia de identidades fixas, naturalizadas e essencializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Guimarães de Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Antropologia, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Coordenador do Laboratório de Estudos Antropológicos. Professor do Programa de Educação Contemporânea (UFPE). Coordenador da Pós-Graduação na Temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas (UFPE/MEC). Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA). Tem realizado pesquisas e publicações nas seguintes áreas: Povos indígenas no Nordeste, Antropologia da Educação, Patrimônio Cultural, Etnomusicologia e Antropologia da Religião.

Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

de Salles, S. G., & de Salles, C. G. N. L. (2018). Diferença, Cultura e Educação: caminhos e descaminhos. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1568

Edição

Seção

ARTIGOS