Bandeira de Alairá: a festa de Xangô-São João e os problemas do sincretismo afro-brasileiro

Roberto Mota

Resumo


RESUMO
Análise do processo de sincretismo religioso no Recife, através da experiência concreta da festa de Xangô-São João em um dos terreiros mais antigos do Recife, partindo para a interpretação sociológica do fenômeno, assim como para a seleção de certos problemas lógicos levantados pela identificação sincrética. A mudança cultural, que atinge certas elites, leva muitos recifenses a perderem a “potência geradora de sincretismo, que abrange a arte do barroco”.

ABSTRACT
Alairá flag: the Voodoo Rite-Saint John party and the problems of the afro-Brazilian syncretism. v. 3, n. 2, p. 191-203, jul./dez. 1975.
Analysis of the process of the religious syncretism in Recife, through the real experience of the Voodoo Rite-Saint John in one of the oldest yards of Recife. Starting for the sociological interpretation of the phenomenon, as well as for the solution of certain logical problems arosed by the syncretic identification. The cultural change, that reaches certain leading circles, leads many people from Recife to loose the generative potency of the syncretism that also comprizes the baroque art.

RESUMÉ
Drapeu d’Alairá: la fête de Xangô-São João et les probèmes du synchretisme afro-brésilien. v. 3, n. 2, p. 191-203, jul./dez. 1975.
Analyse du procédé de synchretisme religieux à Recife, à travers une expérience concrète de la fête de Xangô-São João dans un des plus anciens “tereiros” de Recife. Allant vers l’interprétation sociologique du phénoméne, ainsi que vers la solution de certains problèmes logiques animés par l’indication synchretique. Le changement culturel, atteignant certaines élites, mène beaucoup d’habitants de Recife à perdre la puissance donnant origine au synchretisme, qui se rapporte également à l’art baroque.

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