O crescimento e a localização dos centros e terreiros de xangô no Grande Recife: interpretação sociológica

João Hélio Mendonça

Resumo


RESUMO
O crescimento populacional dos centros urbanos brasileiros tem sido fortemente determinado pelas migrações das zonas rurais para as urbanas (êxodo rural) assim como pelas migrações dos centros urbanos menores para os maiores. O processo de urbanização na América Latina possui traços comuns: a infra-estrutura dos centros urbanos nesses países é incapaz de integrar e absorver, com a mesma rapidez, o excedente demográfico ocasionado pelas correntes migratórias. Por isso, grande parte da população dos centros urbanos se constitui de setores marginalizados, atingidos pelos efeitos negativos da urbanização. No Brasil, esses setores são constituídos principalmente pelas populações vindas da zona rural. Essas populações trazem de seu meio original padrões de comportamento que são mantidos mesmo após a sua permanência nos centros urbanos. É justamente nessa camada social que as “religiões de massa” têm encontrado aceitação necessária ao seu crescimento. A emergência das camadas de população pobre nos centros urbanos justifica o interesse pelo estudo das formas como nelas se irradiam as religiões de massa. O estudos dos fenômenos religiosos em suas diversas perspectivas contribui para a compreensão da realidade social brasileira. Como foco de atenção para as Ciências Sociais é da maior importância, na medida em que as transformações sofridas pelas religiões e crenças no Brasil refletem, ao nível cultural, transformações mais profundas e estruturais. O crescimento de centros, terreiros e xangôs localizados no Grande Recife vem sendo vertiginoso de acordo com as fontes pesquisadas e se constitui um fenômeno predominantemente urbano.

ABSTRACT
The growth and distribution of mass religion meeting centers (terreiros de xangô) in the metropolitan area of Recife. v. 3, n. 1, p. 41-63, jan./jun. 1975.
The population growth of Brazilian cities has been determinated, to a great extent, by the internal migration from the rural to the urban areas (rural exodus). When one examines the urbanization of Latin America as a whole, one may observe that there are common traces among the different countries related to the same process: the infra-structure of Latin American cities does not have the flexibility necessary to integrate and absorb the increasing demographic density created by the migratory stream from the rural to the urban areas. Therefore, significant segments of the urban population have not became integrated into urban life. As a result, this group suffers from the negative effects of the urbanization process, the most striking example being the marginalization of the migrants. In Brazil, the new arrivals bring from their original environment patterns of behavior which are maintaned within the urban setting. It is exactly whitin this social strata, the poor people of the cities, that the “religions of the masse” have found their greatesacceptance. The attraction of poor migrants to urban mas religions in the city centers constituttes an important focus for further study. The study of religions in Brazil is of major importance because the transformation of religious beliefs reflects profound socio-structural changes in Brazilian society as a whole. According to the data collected from diferent sources, there has been a large increase in the number of “meeting places” (terreiros, xangôs, centros) in Recife, which leads to the conclusion that the spread of mass religions is a predominantely urban phenomenon.

RESUMÉ
La croissance et la localisation des centers et ”terreiros de xangô" dans le Grand Recife: interprétation sociologique. v. 3, n. 1, p. 41-63, jan./jun. 1975.
La croissance de la population des centres urbains brésiliens a été fortement determinée par les migrations des zones rurales vers les zones urbaines (exode rural) ainsi que par les migrations des petits centres urbains vers les plus grands. Le procédé d’urbanisation en Amérique Latine possède des traits communs: l’infra-structure des centres urbains dans ces pays est incapable d ´intégrer et d’ absorber, avec la même rapidité, l’excédent démographique provoqué par les courants migratoires. Pour cela une grande partie de la population des centres urbains est constituée de secteurs marginalisés, atteints par les affets négatifs de l’urbanisation. Au Brésil, ces secteurs sont constitués principalement par les populations venant des zones rurales. Ces populations apportent de leur milieu d’origine des modèles de comportement qui sont maitenus même après leur permanence en milieu urbain. C’est justement dans cette couche sociale que les religions de masse rencontrent une grande acceptation. L’émergence des couches et des populations pauvres dans les centres urbains et les formes par lesquelles les religions de masse s’y irradient sont étudiées. L’étude des phénomènes religieux dans ses diverses perspectives contribue à la compréhension de la realité sociale brésilienne. Comme centre d’attention pour les Sciences Sociales elle est de la plus grande importance, dans la mesure où les transformations subies par les religions au Brésil reflètent, au niveau culturel, des transformations plus profundes et structurelles. La croissance de centres, "terreiros et xangôs" situés dans le Grand Recife est vertigineuse selon les sources utilisées et constitue un phénomène de prédominance urbaine.

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