A Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Análise de Conteúdo (AC): instrumentos que se complementam na pesquisa em Administração

Autores

  • Elisângela Domingues Michelatto Natt Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais (TRS). Análise de Conteúdo (AC). Estudos Organizacionais.

Resumo

Pretende-se nesse trabalho discutir sobre o diálogo entre a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Análise de Conteúdo (AC). Ao observar as possibilidades de análise a partir da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), observou-se que tanto a Teoria quanto a técnica têm em comum o estudo dos processos de comunicação. No que se refere à Teoria das Representações Sociais e também à Análise de Conteúdo, compreende-se que o sentido que perpassa a realidade somente pode ser acessa com clareza e objetividade pelo pesquisador, a partir da investigação e análise profunda do material emergido durante a pesquisa.

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Biografia do Autor

Elisângela Domingues Michelatto Natt, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Professora Substituta no Departamento de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular no Departamento de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

01/09/2015

Como Citar

Natt, E. D. M., & Carrieri, A. de P. (2015). A Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Análise de Conteúdo (AC): instrumentos que se complementam na pesquisa em Administração. Cadernos De Estudos Sociais, 29(2), 66–89. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/96

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)