UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade de São Paulo
  • Maria Cláudia Bachion Ceribeli UNISUL

Palavras-chave:

Papéis dos tutores. Educação à distância. Interação entre alunos e tutores.

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir e analisar quais os papéis que os tutores devem desempenhar na modalidade semipresencial ou à distância no ensino superior. Para que este objetivo fosse alcançado, os autores realizaram um estudo de caso em um polo vinculado a uma instituição de ensino superior de atuação nacional. Para coleta de dados, utilizaram-se entrevistas em profundidade com alunos do polo e observação das interações entre estes e os tutores locais. Por meio da análise dos dados obtidos, pode-se verificar que a presença de um tutor local minimiza a insegurança dos alunos em relação à educação à distância. Além disso, constatou-se que a atuação do tutor local deve ser bastante ampla, de modo a atender as demandas dos alunos mais autodidatas e, ao mesmo tempo, dos alunos que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Neste sentido, estes profissionais devem desempenhar papéis motivacionais, papéis de orientação e papéis de docência, de modo a atender as demandas de diferentes grupos de alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP).

Maria Cláudia Bachion Ceribeli, UNISUL

Especialista em Ciências da Educação pela UNISUL e pela Universitá Cá Foscari de Venezia, MBA em Comunicação e Marketing Empresarial. Professora com experiência na Educação nos Estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

ARETIO, G. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.

ARREDONDO, S. C. Acción tutorial en los centros educativos: formación y práctica. Madrid: UNED, 1998.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

COELHO, M. L. A. Evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via Internet. Disponível em: <http://www.abed.org.br/textos.htm>. Acesso em: 31/08/2010.

COOPER, D. R.;SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CUNHA, D. S. W. Educação a distância e mediação pedagógica: a função do professor-tutor. Revista De Littera et Scientia, v. 6, n. 1, p. nov. 2003.

HAIR JUNIOR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 02/09/2010.

LITWIN, E. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

LOYOLLA, W.; PRATES, M. Ferramental pedagógico da educação a distância mediada por computador. Disponível em: <http://www.abed.org.br/textos.htm>. Acesso em 27/08/2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARTINS, O. B. Educação superior a distância: uma modalidade de educação permanente. In: Educação a distância: alternativa para a construção da cidadania. Belém: Editora UFPA, 1996.

MOORE, M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (Ed.) Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1996.

PRETTO, N. L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

TIGHT, M. Lifelong learning: opportunity or compulsion? British Journal of Educational Studies, v. 46, n. 3, p. 251-263, 1998.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

07/11/2014

Como Citar

Ceribeli, H. B., & Ceribeli, M. C. B. (2014). UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS TUTORES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 24–38. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/63