PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO CONSUMO À ESCALA INDIVIDUAL

Autores

  • Rodrigo Vieira de Assis Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

Palavras-chave:

Indivíduo, consumo, cultura de consumo, sociologia do consumo, teoria sociológica

Resumo

O tema tratado neste artigo se refere à posição que o consumo ocupa na contemporaneidade. Nosso intuito é tratar teoricamente a emergência de uma cultura de consumo, considerando que, a partir de sua consolidação na modernidade, os indivíduos passaram a organizar e distribuir suas práticas sociais em contextos os mais variados tomando por base, em maior ou menor grau, os princípios de funcionamento dessa cultura. A discussão aqui apresentada constitui-se a partir de um diálogo entre autores localizados em diferentes posições nas teorias social e sociológica, nos permitindo identificar consensos, dissonâncias e possibilidades interpretativas sobre as relações que os indivíduos estabelecem no âmbito do consumo. Por fim, esboçaremos brevemente uma discussão acerca dos princípios estruturantes da cultura de consumo propondo uma investigação de seus efeitos à escala individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira de Assis, Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ); Membro do Núcleo de Pesquisas Sociofilo, certificado pela UERJ no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

ADORNO, Theodor (2002). Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra.

ASSIS, Rodrigo Vieira de (2012). Jovens, consumo cultural e políticas públicas. Revista Habitus, v. 10, p. 126-142.

BOURDIEU, Pierre (1982). Gostos de classe e estilos de vida. In ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais, v. 39.

__________ (2008). A distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre, RS: Zouk.

__________ (2010). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

__________ (2011). O mercado de bens simbólicos. In BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, p. 99-181.

CAMPBELL, Colin (2001). A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco.

CANCLINI, Néstor García (1999). Consumidores e cidadãos: conflitos culturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

COHN, Gabriel (1973). Sociologia da comunicação: teoria e ideologia. São Paulo: Pioneira.

DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.

ELIAS, Norbert (2006). Escritos e ensaios: Estado, processo e opinião pública 1. Rio de Janeiro: Zahar.

FEATHERSTONE, Mike (1995). Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel.

__________ (1999). A autonomização da esfera cultural. Bahia análise & dados. Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. v. 9, n. 2, p. 08-22.

LAHIRE, Bernard (2002). Homem plural – os determinantes da ação. Petrópolis: Editora Vozes.

LAHIRE, Bernard (2006). A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed.

__________ (2008). Esboço do programa científico de uma sociologia psicológica. Educação e Pesquisa. [online], vol.34, n.2, p. 373-389. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/11.pdf>

MARX, Karl (2008 [1859]). Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular.

MCCRACKEN, Grant (2003). Cultura e consumo – novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad.

MELO, Patricia Bandeira de (2010). O crime violento e o trauma cultural do medo. 27º JORNADA DE PSIQUIATRIA. Recife, 2010.

______; ASSIS, Rodrigo Vieira de (2013). Convergências entre juventude, consumo e crime. Eptic (UFS), v. 15, p. 115-135.

MORIN, Edgar (1984). Cultura de massa no século XX – o espírito do tempo 1: neurose. Rio de Janeiro: Forense.

RETONDAR, Anderson Moebus (2007). Sociedade de consumo: modernidade e globalização. São Paulo: Annablume; Campina Grande: EDUFCG.

ROCHA, Maria Eduarda da Mota (2002). O consumo precário: pobreza e cultura de consumo em São Miguel dos Milagres. Coleção Estudos sobre Alagoas, n°1. Maceió: Edufal.

SLATER, Don (2002). Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel.

TASCHNER, Gisela (2009). Cultura, consumo e cidadania. São Paulo: EDUSC.

VANDENBERGHE, Frédéric (2012). Uma história filosófica da sociologia alemã: alienação e reificação. Volume I: Marx, Simmel, Weber e Lukács. São Paulo: Annablume, Coleção Crítica Contemporânea.

Downloads

Publicado

07/11/2014

Como Citar

Assis, R. V. de. (2014). PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO CONSUMO À ESCALA INDIVIDUAL. Cadernos De Estudos Sociais, 28(1/2), 65–87. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/55