ON DOMA: CRITICAL RHETORIC AND MARRIAGE EQUALITY
Palavras-chave:
Critical Rhetoric, DOMA, Marriage Equality, Gay MarriageResumo
Resumo
Na primavera de 2013, a Suprema Corte dos EUA decidiu em United States vs. Windsor declarar a inconstitucionalidade da Seção 3 da Lei de Defesa do Casamento (DOMA), que definiu o termo “casamento” como união entre um homem e uma mulher e “cônjuge” como parceiro do sexo oposto. Depois de quase quarenta anos em atividade, a DOMA demarcou o ápice de sucesso mais recente para o Gay Rights e sua subdivisão, o Marriage Equality Movement [Movimento de Igualdade no Casamento]. Este ensaio oferece uma análise retórica crítica de mensagens relevantes após a decisão da DOMA e sustenta que ela só pode ser vista como sucesso parcial para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT). O ensaio defende que, apesar da legislatura oficial, a derrubada da Seção 3 da DOMA contribuiu para a troca de ideias culturais apenas de modo limitado e que as discriminações contra a LGBT continuarão nas legislações locais. Utilizando a retórica crítica conforme apresentada por McKerrow (1989), este ensaio oferece uma crítica das principais mensagens empregadas pelos juízes da Suprema Corte que emitiram o veredito da DOMA, o Presidente e vários grupos de ativistas LGBT. Empregando a dupla taxonomia de McKerrow – a crítica da liberdade e a crítica da dominação – sustento que os retóricos críticos precisam enfocar esses tipos de eventos sociais para contribuir com o permanente intercâmbio de ideias sobe a subordinação cultural e social dos indivíduos e grupos LGBT.
Palavras-chave: Retórica crítica, DOMA, Igualdade no Casamento, Casamento Gay
Abstract
In the spring of 2013, the U.S. Supreme Court ruled in United States v. Windsor to declare the unconstitutionality of Section 3 of the Defense of Marriage Act (DOMA) that defined the term ‘marriage’ between one man and one woman, and ‘spouse’ as a partner of the opposite sex. After nearly forty years of activity, DOMA marked the most recent culmination of success for both the Gay Rights Movement and its subset, the Marriage Equality Movement. This essay offers a critical rhetoric analysis of key messages after the DOMA ruling and argues that DOMA can only be viewed as a partial success for the Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender (LGBT) community. This essay argues that despite official lawmaking, the striking of Section 3 of DOMA has contributed to the cultural conversation only in limited ways and that LGBT discriminations will continue in local legislations. Utilizing critical rhetoric as brought forward by McKerrow (1989), this essay offers a critique of key messages employed by the Supreme Court Judges involved in the DOMA ruling, the President, and various LGBT activist groups. By employing McKerrow’s twofold taxonomy -- the critique of freedom and critique of domination -- I argue that critical rhetoricians must focus on these kinds of social events to contribute to ongoing conversations on the cultural and societal subordination of LGBT individuals and groups.
Resumen
En la primavera de 2013, la Corte Suprema de EE. UU. falló en el caso United States v. Windsor a favor de la inconstitucionalidad de la Sección 3 de la Ley de Defensa del Matrimonio (DOMA) que definía el término “matrimonio” como aquél entre un hombre y una mujer y “esposo/a” como la pareja del otro sexo. Tras casi 40 años de actividad, la DOMA ha supuesto el éxito más reciente de los derechos de los homosexuales y de uno de sus defensores, el Movimiento para la Igualdad Matrimonial. Este ensayo presenta un análisis retórico crítico de los principales mensajes emitidos tras el fallo de la DOMA y defiende que la DOMA solo puede ser considerada un éxito parcial de la comunidad de Lesbianas, Gais, Bisexuales y Transexuales (LGBT, por sus siglas en inglés). Este ensayo defiende que, pese a la legislación oficial, el ataque a la Sección 3 de la DOMA solo ha realizado contribuciones limitadas al diálogo cultural y que la discriminación de LGBT continuará en las legislaciones locales. Haciendo uso de la retórica crítica en línea con la propuesta de McKerrow (1989), este ensayo incluye una crítica de los principales mensajes empleados por los jueces de la Corte Suprema involucrados en el fallo de la DOMA, el Presidente y varios grupos de activistas LGBT. Empleando la doble taxonomía de McKerrow, la crítica de la libertad y la crítica de la dominación, argumento que los retóricos críticos deben centrarse en este tipo de eventos sociales para contribuir al diálogo constante sobre la subordinación cultural y social de los individuos y grupos LGBT.
Palabras clave: Retórica crítica, DOMA, Igualdad Matrimonial, Matrimonio Gay
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