A TENDÊNCIA À ASSEMELHAÇÃO ENTRE MODELOS DE RELIGIOSIDADE: PADRONIZAÇÃO DOS BENS RELIGIOSOS DA IGREJA CATÓLICA COM OS DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS
Palavras-chave:
Igreja Católica, Mercado Religioso, Paradigma da Semelhança.Resumo
RESUMO: O presente estudo coloca sob exame os pressupostos analíticos de Berger (1985) e Guerra (2000; 2003), os quais apontam para a transformação das mensagens e propostas religiosas em produtos para consumo como qualquer outro no mercado, no qual as instituições religiosas competem utilizando como estratégia mais comum a assemelhação com os bens religiosos que apresentam alta performance entre os consumidores. Comparando sites de uma amostra de Paróquias da Diocese de Campina Grande - PB com os sites de uma amostra de igrejas neopentecostais da mesma cidade, constatou-se um conjunto de produtos religiosos semelhantes oferecidos, principalmente para o segmento dos jovens, destacando a assemelhação entre modelos de práticas de oração, de louvor, de testemunhos oferecidos nos sites das instituições católicas com aqueles oferecidos nos das neopentecostais, o que substitui o antigo modelo da diferenciação/oposição entre católicos e evangélicos em geral pelo Paradigma da Semelhança, bem como entre os sites de ambos os grupos com a esfera secular no que se referem aos eventos religiosos de maior porte, tais como shows, retiros e encontros temáticos.
Palavras-chave: Igreja Católica; Mercado Religioso; Paradigma da Semelhança.
ABSTRACT: This study puts under scrutiny the analytical assumptions of Berger (1985) and Guerra (2000, 2003), which indicate a transformation of religious messages and proposals in consumer products like any other in the economic market in which religious institutions compete using the common strategy of resemblance with religious goods that have high performance among consumers. Comparing sites of a sample of Parishes of the Campina Grande - Paraiba’s Diocese with the websites of a sample of neo-Pentecostal churches in the same town, we found that a set of similar religious products have been offered, especially those for the youth segment, highlighting the resemblance between practice models of prayer, praise, testimony offered on the websites of Catholic institutions with those offered in the neo-Pentecostal ones, which replaces the old model of differentiation/opposition between Catholics and evangelicals in general by the new one of the Resemblance Paradigm, as well as between sites of both institutions and those of secular groups in relation to the larger religious events, such as concerts, thematic meetings and retreats.
Keywords: Catholic Church; Religious Market; Resemblance Paradigm.
RESUMEN: El presente estudio pone bajo la lupa los supuestos de análisis de Berger (1985) y Guerra (2000, 2003), lo que indica una transformación de mensajes religiosos y propuestas en productos de consumo como cualquier otro mercado en el que las instituciones religiosas utilizar la raza como el parecido estrategia más común con los bienes religiosos que tienen un alto rendimiento entre los consumidores. Comparando los sitios de una muestra de Parroquias de la Diócesis Campina Grande con las páginas web de una muestra de las iglesias neo- pentecostales en la misma ciudad, encontramos un conjunto de productos religiosos ofrecidos similares, especialmente para el segmento de los jóvenes, destacando la similitud entre los modelos de práctica de la oración, la alabanza , el testimonio ofrecido en los sitios web de las instituciones católicas con los ofrecidos en el neo-pentecostal, que sustituye al antiguo modelo de diferenciación / oposición entre católicos y evangélicos en general por Paradigm similitud, así como entre los sitios de ambos grupos con la esfera secular en la que se relacionan con los eventos religiosos más grandes, tales como conciertos , reuniones temáticas y retiros.
Palabras clave: Iglesia católica; Mercado religioso; Similitud Paradigm.
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