DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO

ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES(2132)

Resumo

A pesquisa tratou sobre o impacto no acesso e na permanência dos alunos antes e depois da implantação das cotas pela Lei 12.711 com os marcadores sociais de gênero, estrato de renda e raça/cor no campus de Nova Venécia do Instituto Federal do Espírito Santo e encontrou indicação de que essa ação afirmativa contribuiu significativamente para a democratização do acesso a essa instituição, especialmente quando trabalhamos com a variável raça. A pesquisa foi um estudo de caso no referido campus e trabalhou com dados dos alunos no sistema acadêmico da instituição, reforçando a compreensão da adequação da política de cotas, especialmente com a necessidade de manter uma ação com referência à questão racial.

PALAVRAS-CHAVE: Ações afirmativas. Interseccionalidade. Racismo.

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Publicado

12/28/2022

Como Citar

Silva Filho, P., & Rodrigues Gava Angeli, T. . (2022). DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Cadernos De Estudos Sociais, 37(2). https://doi.org/10.33148/CES(2132)

Edição

Seção

Dossiê: Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na educação