SENTIDO DA COLONIZAÇÃO E ESCRAVISMO: BREVE RELATO SOBRE A OBRA HISTORIOGRÁFICA DE CAIO PRADO JÚNIOR

Autores

  • Carlos Henrique Gileno Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (FCL - Campus de Araraquara)

Palavras-chave:

1. Caio Prado Júnior, 2. Pensamento Político e Social no Brasil, 3. Sentido da colonização, 4. Escravidão.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever alguns aspectos da obra historiográfica do pensador Caio Prado Júnior (1907-1990). A formulação teórica do autor sobre o sentido da colonização e do escravismo inaugurou uma tradição de interpretação da sociedade brasileira no século XX ao demonstrar alguns dos entraves à consolidação da cidadania democrática no Brasil.

 

 

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Gileno, Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (FCL - Campus de Araraquara)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (FCL - Campus de Araraquara). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (FCL - Campus de Araraquara). Pesquisador sênior do Laboratório de Política e Governo da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD - FCLAr - UNESP) na linha de pesquisa intitulada Pensamento Político e Social no Brasil. Tem experiência nas áreas de Política e Sociologia, com ênfase em Pensamento Político e Social no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Império, 1822-1889: aspectos jurídicos, políticos e sociais. Brasil, Primeira República, 1889-1930. Cultura e Política.

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Publicado

02/01/2018

Como Citar

Gileno, C. H. (2018). SENTIDO DA COLONIZAÇÃO E ESCRAVISMO: BREVE RELATO SOBRE A OBRA HISTORIOGRÁFICA DE CAIO PRADO JÚNIOR. Cadernos De Estudos Sociais, 32(1), 1–16. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1664

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)