A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • André Pereira Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
  • Wilson Fusco Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Palavras-chave:

Cidadania. Sociologia. Ensino Médio.

Resumo

Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pereira, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Sou graduado em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em ciências sociais para o ensino médio pela Fundação Joaquim Nabuco.

Wilson Fusco, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Possui mestrado em Sociologia e doutorado em Demografia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio e Pesquisador Titular na Fundação Joaquim Nabuco. É professor e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP (gestão 2015-2016). É coordenador da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Populacionais da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em migrações, atuando principalmente nos temas de migração interna, migração internacional, mobilidade pendular e distribuição espacial da população; ênfase em indicadores educacionais, atuando principalmente em estudos sobre qualificação de docentes no ensino médio.

Downloads

Publicado

03/23/2017

Como Citar

Pereira, A., & Fusco, W. (2017). A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Cadernos De Estudos Sociais, 31(2), 71–87. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1629

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)