O PARADOXO DA VALENTIA: HOMENS BRUTALIZADOS NUMA SOCIEDADE PACIFICADA – ESTUDO DE CASOS DE REAÇÃO A ASSALTO EM GOIÁS (2009-2012)

Autores

  • Eliézer Cardoso de Oliveira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

violência, criminalidade, valentia,

Resumo

O objetivo deste texto é analisar empiricamente alguns casos de reação a assaltos por parte de policiais militares ocorridos recentemente em Goiás. Primeiramente, considerou-se o ato de reação ao assalto como uma dramática representação social no sentido definido por Erving Goffman. Posteriormente,  este ato foi considerado como ilustrativo do paradoxo da violência contemporânea: uma sociedade em que o processo civilizador (Norbert Elias) e a monopolização da violência pelo Estado (Weber) difundiram comportamentos pacificados entre os cidadãos, mas que, ao mesmo tempo, forneceram mecanismos técnicos e psicológicos de brutalização e insensibilização (Grossman) que potenciaram atitudes violentas por parte de policiais e criminosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliézer Cardoso de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em História pela UFG. Doutor em Sociologia pela UnB. Professor do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás - Campus de Anápolis.

 

Referências

ANDERSON, Perry (1998). Linhagens do estado absolutista. SP: Brasiliense.

ALBURQUEQUE, Carlos Linhares de. e MACHADO, Eduardo Paes. “sob o signo de Marte: modernização, ensino e ritos da instituição policial militar”. Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n. 5, jan/jun 2001. P. 214-237. http://www.scielo.br/pdf/soc/n5/n5a10.pdf. Acesso: 27 abr. 2006.

ELIAS, Norbert. (1993) O Processo Civilizador: formação do Estado e Civilização. Vol. 2. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

FOUCAULT, Michel. (2002). Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes.

GOFFMAN, Erving. (2003). A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.

GROSSMAN, David. (1996). On Kiliing: The Psychological Cost of Learning to Kill in War and Society. Back Bay Books. New York: Little, Brown and Company.

TILLY, Charles. (1996) Coerção, Capital e Estados europeus. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Edusp.

WEBER, Max. (1999). Economia e Sociedade. Vol. 2. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: UnB.

Downloads

Publicado

03/23/2017

Como Citar

Oliveira, E. C. de. (2017). O PARADOXO DA VALENTIA: HOMENS BRUTALIZADOS NUMA SOCIEDADE PACIFICADA – ESTUDO DE CASOS DE REAÇÃO A ASSALTO EM GOIÁS (2009-2012). Cadernos De Estudos Sociais, 31(2), 51–70. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1544

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)