AS RESTRIÇÕES AO COMÉRCIO DE ROUPAS USADAS: PRECONCEITOS E TABUS

Autores

  • ciro vale Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Tania Maciel Atualmente é Professor Associado IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.
  • Cláudio Cavas Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Palavras-chave:

Sociedade, indivíduo, cultura

Resumo

A reutilização de roupas é uma prática antiga que vem sendo valorizada nas últimas décadas; no entanto, trata-se de uma atividade que ainda desperta preconceitos. Este estudo exploratório com entrevistas semi-estruturadas, realizadas na cidade mineira de Juiz de Fora com donos de lojas de roupas usadas, com consumidores desse tipo de artigo e com pessoas que não consomem roupas de segunda mão, visou investigar as restrições que ainda há a esse tipo de mercadoria, buscando compreender os estigmas que as fundamentam. A análise do material empírico da pesquisa foi trabalhada através de eixos temáticos, que permitiram o aprofundamento de aspectos fundamentais para a compreensão do fenômeno estudado. As entrevistas revelaram que o desconhecimento da origem das peças de vestuário, o medo de doenças, o medo da morte, a noção de energia e a crença religiosa são aspectos que agem na percepção dos consumidores em relação às roupas de segunda mão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ciro vale, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Juiz de Fora.

Tania Maciel, Atualmente é Professor Associado IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Possui Pós-doutorado pelo L Institut d Etudes Politiques de Paris Sciences Po, tendo trabalhado na Chaire Développement Durable e no Laboratoire Européen de Psychologie Sociale LEPS na Maison des Sciences de L´Homme (2007-2008). Doutorado em Sciences de Leducation - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1988), Mestrado em Sciences de Leducation - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1974-1975), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1981), Graduação em Educação pela Universidade Santa Úrsula (1972) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1972). Atualmente é Professor Associado IV (concurso público) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Pesquisadora e consultora da United Organization Education Scientific And Cultural Organization (UNESCO) e Coordenadora da Comissão Técnica Executiva da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ. Possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunidades, Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Governança.

Cláudio Cavas, Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Claudio de São Thiago Cavas é formado em Psicologia pela UFRJ. Cursou Mestrado na Universidade de Paris X na área de Psicologia Social e do Trabalho. Doutor em psicossociologia de comunidades e ecologia social pelo EICOS/UFRJ. Tem 2 livros publicados sobre Análise de Dados de Pesquisa e Elaboração de Instrumentos de Coleta de Dados. Prestou consultoria para várias empresas na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais.

Referências

ANDRADE, Hered de Souza. Pneus inservíveis: alternativas possíveis de reutilização. 2007. 101f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Trad. Priscila Vianna da Siqueira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

A VERDADE de cada um. Produção: Fernando Meireles. O2 Filmes [S.I.]: 2013. Disponível em: http://www.natgeo.com.br/averdadedecadaum. Acesso em: 13 dez. 2013.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Rio de Janeiro: Delta, 1980.

BRASIL obtém autorização para proibir importação de pneu usado. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Homolog/Temas/Sustentabilidade/Posts Acesso em: 07 maio 2014.

CORRÊA, Rony Felipe Marcelino. Reutilização de garrafas pet para produção de móveis e desenvolvimento socioambiental. 2010. Disponível em http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/colecao/impressa/v1_n1/reutilizacao_de_garrafas.pdf. Acesso em: 27 abril 2014.

DIAS, Fernanda. O risco por trás das roupas. Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br Acesso em: 05 out. 2014.

EIGENHEER, Emílio Maciel. A história do lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre, [s.n.], 2009.

________ et al. Reciclagem: mito e realidade. Rio de Janeiro: In- Fólio, 2005.

________. Lixo, vanitas e morte: considerações de um observador de resíduos. Niterói: EdUFF, 2003.

FEIRAS e lojas reúnem fãs de LPs. Disponível em: http://guia.folha.uol.com.br/passeios Acesso em 05 nov. 2014.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.

LATAS de aço. CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem. Disponível em: http://www.cempre.org.br/ft_latas_aco.php Acesso em: 21 abr. 2014.

MARTINS, Vanda Buzgaib. Reutilizar – nova proposta ou retorno (in)viável a práticas antigas? 2006. 99f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

MATYSZAK, Philip; BERRY, Joanne. Lives of the romans. Londres: Thames & Hudson, 2008.

MÉDICOS respondem dúvidas de internautas sobre a Aids e o vírus HIV. Disponível em www.g1.globo.com/profissao-reporter/noticia Acesso em 29 set. 2014.

MENEZES, Sibéria de. Livrando-se de calcinhas um pouco velhas. Disponível em: http://entrepalavrasecoisas.blogspot.com.br Acesso em 01 out.2014.

OS BENS do sal grosso: o elemento mais eficaz para a purificação de ambientes. Disponível em http://portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos Acesso em 04out 2014.

PROJETO Arte em Pneus, 2004. Disponível em http://www.amazoniadventure.com Acesso em 05 maio 2014.

REUTILIZAÇÃO de caixotes. Disponível em: http://facavocemesmohms.blogspot.com.br Acesso em: 04 maio 2014.

REZENDE, Eduardo Coelho Morgado. O céu aberto na terra: uma leitura dos cemitérios de São Paulo na geografia urbana. São Paulo: Necrópolis, 2006.

ROUPAS usadas podem transmitir sarna e gonorreia. Disponível em: http://noticias.r7.com/saúde/notícias Acesso em 05 out 2014.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

STRASSER, Susan. Waste and want: a social history of trash. New York: Henry Holtz, 2000.

SUA saúde. Disponível em http://www.hgb.rj.saude.gov.br/saude/tuberculose.asp Acesso em 05 out. 2014.

TRIGUEIRO, André. Empresas tratam esgoto e conseguem reutilizar a água. Disponível em: . Acesso em 02 out. 2014.

ZANON, Uriel. “As teorias das origens das doenças e a suposta periculosidade do lixo hospitalar.” In: EIGENHEER, Emílio Maciel (Org.) Lixo hospitalar: ficção legal ou realidade sanitária? Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, 2000.

Downloads

Publicado

03/23/2017

Como Citar

vale, ciro, Maciel, T., & Cavas, C. (2017). AS RESTRIÇÕES AO COMÉRCIO DE ROUPAS USADAS: PRECONCEITOS E TABUS. Cadernos De Estudos Sociais, 31(2), 29–50. Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1527

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)