Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970
Resumo
RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir como se deu a relação entre a emergência da sociologia da comunicação no Brasil dos anos de 1970 e a recepção da teoria da Indústria Cultural tal qual formulada por Adorno e Horkheimer. Para isso, o arcabouço teórico foi construído em dois sentidos: primeiro, analisar a conjuntura sócio-histórica da sociedade brasileira do período; e, segundo, analisar a recepção do conceito de indústria cultural pelo Grupo Paulista de sociologia da comunicação da Universidade de São Paulo. Este grupo, marcado pelo pioneirismo nos anos de 1970, agrega tanto a perspectiva sociológica da comunicação quanto a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, com relação à Indústria Cultural. Palavras-chave: Teoria social; sociologia da comunicação; indústria cultural. ABSTRACT This work aims to discuss how was the relation between the emergence of sociology of communication in Brazil of the years 1970 and receipt of the theory of the cultural industry such as formulated by Adorno and Horkheimer. For that, the theoretical outline was built in two ways: first, to analyze the socio-historical situation of Brazilian society of the period; and, second, analyze the reception of the concept of Culture Industry by Group of the sociology of communication at the University of São Paulo. This group, marked by the pioneering work in 1970, combines both the sociological perspective of communication theory as developed by frankfurtian, Adorno and Horkheimer, in relation to the Culture Industry. Key words: Social Theory. Comunication Sociology. Cultural industryDownloads
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Publicado
03/29/2012
Como Citar
França, J. (2012). Comunicação na sociologia: o grupo uspiano dos anos de 1970. Cadernos De Estudos Sociais, 26(2). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1459
Edição
Seção
Artigos - número 2
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