Observar o invisível – reflexões sobre a etnografia do Kendo
Resumo
O problema da pesquisa de mestrado foi situar a negociação da ‘identidade japonesa’ nos espaços sociais possibilitados pela prática corporal-marcial denominada Kendo [esgrima japonesa]. A hipótese formulada trata da indicação de um sistema inconsciente de valor que classifica em termos de proximidade e distância em relação a uma noção de japonesidade. Os caracteres fenotípicos são contingentes quando mais próximo se está dos conhecimentos nativos. O kendo é um dispositivo de japonesidades, um mecanismo de produção de ‘japoneses’ e de discursos ‘míticos’, atualizados a partir de uma dimensão corpórea objetiva e subjetiva. Neste paper discutirei o acesso a esse ‘coletivo’ a partir da noção de “participação” nessa prática marcial, remetendo a uma instrumentalização do corpo do antropólogo, tomado enquanto ‘instrumento de pesquisa’. Palavras-chave: identidade nipo-brasileira, transnacionalismo; participação. Research problem was at the negotiation of the ‘Japanese identity’ in the spaces made possible by doing body-martial called Kendo [Japanese fencing]. The assumption made concerns the indication of an unconscious system of value ranks in terms of proximity and distance, in relation a concept of Japaneseness. The phenotypic characters are contingent when it is closest of native knowledge. “Kendo” is a Japaneseness device, a mechanism of production of ‘Japanese’ and ‘mythical speeches, upgraded from a subjective and objective body size. In this paper discuss the access to this ‘group or collective’ from the concept of “participation” in martial practice, referring to an objectification of the anthropologist body, taken as an’ research instrument ‘. Key words: japanese-brazilian identity; transnationalism; participation.Downloads
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Publicado
06/16/2011
Como Citar
Lourenção, G. V. (2011). Observar o invisível – reflexões sobre a etnografia do Kendo. Cadernos De Estudos Sociais, 25(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1417
Edição
Seção
Artigos - número 2
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