As ciências sociais e a administração da religião afro-brasileira

Autores

  • Roberto Motta

Resumo

Os antropólogos e sociólogos, pesquisadores das religiões afro-brasileiras, com freqüência as avaliam de acordo com sua maior ou menor aproximação com os valores da modernidade. E embora haja grande debate sobre o que seria a essência da modernidade, entende-se geralmente que esta acarrete um rompimento com as noções de pecado e culpa tal como entendidas pela teologia cristã tradicional. E por aí se descobre uma afinidade com as religiões afro-brasileiras, nas quais essas noções não se encontram presentes. Os cientistas sociais deram ao candomblé uma teologia altamente sistematizada, que muitas vezes se articula em torno do conceito de axé. Congressos e reuniões, freqüentadas em pé de igualdade por pesquisadores e pais-de-santo, funcionam como concílios nos quais se definem e proclamam os artigos de fé. Scholars studying Brazilian religions often tend to evaluate religious movements according to their conformity to the criteria they consider as representative of modernity. Afro-Brazilian religions, in spite of their conspicuous sacrificial character, agree with a certain modernity by both their rejection of the notions of sin and guilt and by being religions of the oppressed. Therefore, thanks to the writings of sociologists and anthropologists, the candomblé religion was invested with highly rationalized theological reinterpretations, as represented for instance by the ase theology. Congresses and conferences, attended by both researchers and priests, function as ecumenical councils during which faith is defined and proclaimed.

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Publicado

06/08/2011

Como Citar

Motta, R. (2011). As ciências sociais e a administração da religião afro-brasileira. Cadernos De Estudos Sociais, 17(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1275

Edição

Seção

Artigos - número 2