Emprego, população, e o avanço do paradigma microeletrônico
Resumo
O avanço do paradigma microeletrônico acompanhado de suas contemporâneas novas tecnologias organizacionais é analisado ressaltando-se a mudança nos requerimentos de nível mínimo de educação geral da população de um sistema econômico, dada a natureza do conhecimento necessário à plena "assimilação" do novo paradigma em uma economia. Cancela, como expressiva em atividades produtivas, a cooperação entre portadores de conhecimento intuitivo e empírico e portadores de conhecimento formal, em que se baseia a organização taylorista. Mostra-se como baixas taxas de crescimento econômico são previsíveis para países cuja população apresente baixo nível de educação formal, aumentando, nestes casos, a importância da taxa de crescimento populacional na determinação das perspectivas de desenvolvimento econômico. The advance of the micro electronic paradigm and its contemporaneous organizational technologies is analyzed focusing the change on the increase of the educational population requirements level, given the kind and level of knowledge necessary to the new paradigm adequated absorption. It cancels, as meaningful on productive activities, the cooperation among those with intuitive and empirical knowledge with those with formal knowledge, basic to the tayloristic production organization. It is shown as the low educational level countries shall foresee low economic growth rate, increasing the significance of the population growth rate on the determination of theirs perspective of economic development.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/07/2011
Como Citar
Dias, A. B. (2011). Emprego, população, e o avanço do paradigma microeletrônico. Cadernos De Estudos Sociais, 14(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/1216
Edição
Seção
Artigos - número 2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.