Região e tradição

Autores

  • Álvaro Lins

Resumo

RESUMO Artigos publicados no Correio da Manhã (Rio de Janeiro) de 5 a 12 de julho de 1941 e reproduzidos da obra do autor, Jornal da Crítica, 2ª série (Rio de Janeiro, J. Olympio, 1943, p. 202-222). Este livro sugere a tentativa de fixação de alguns aspectos da história literária e cultural de Gilberto Freyre. Esta obra, fruto de sua formação cultural no estrangeiro, é aplicada a estudos rigorosamente brasileiros. Parece verdadeiramente colonizadora na sua novidade no seu arrojo, na sua capacidade de se transmitir em herança e de continuar nas novas gerações. O seu estilo apresenta-se ao mesmo tempo, geométrico e poético. Na linguagem, como na sua obra, consegue conciliar e harmonizar o nacional e o estrangeiro, o antigo e o moderno, o aristocrático e o popular. É a realidade do homem que procura compreender e definir. Daí, o seu regionalismo que constitui a fase inicial dos três ciclos sociais do homem: regional, nacional e universal. Merecem igual atenção, na sua obra, a cozinha nordestina e o processo de formação histórica e étnica dos portugueses, africanos e dos indígenas. Estamos em todos os sentidos caracterizados pelas diferenciações e particularidades regionais; marcados pelos destinos de uma vida provinciana, que encontra no regionalismo e na tradição, as suas fontes mais saudáveis da organização nacional. Essa vida provinciana aliás, se explica pela própria formação histórica do Brasil. E já que formamos um povo numa linha de colonização portuguesa, importa agora defender, desdobrar e completar esta mesma linha histórica e étnica que de colonial passou a nacional. ABSTRACT Region and Tradition. v. 8, n. 1, p. 29-40, jan./jun. 1980. Articles published in Correio da Manhã (Rio de Janeiro) from 5 to 12th july, 1941 and reproduced from the Author´s work, Jornal de Crítica, 2nd series (Rio de Janeiro, J. Olympio, 1943, p. 202-222). This book suggests a tentative of fixation of some aspects of Gilberto Freyre’s literary cultural history. This work that was a result of his cultural background abroad and is applied to rigorous Brazilian studies. This work seems to be truly a colonizer one, in its novelty, in its boldness, in its capacity of being transmitted by inheritance and by continuing popularity in the new generations. His style, at the same time is presented poetically and geometrically. Both in the language and in the work, Gilberto is able to harmonize the national and the foreign, the old and the modern, the aristocratic and the popular aspects. He tries to understand and to define man’s reality. Thense, his regionalism which constitutes the initial phase of the three social cycles of man: the regional national and universal cycles. The Northeastern cookery and the process of historical and ethnic formation of the Portuguese, African and Indian people, also deserve attention in Gilberto Freyre’s work. In every sense, we are characterized by the regional differentiations and particularities; we are distinguished by a provincial life, which finds its best sources of national organization, in regionalism and in tradition. By the way, this provincial life is explained by Brazilian historical formation itself. And since we constitute people aligned in Portugueses colonization, it is important nowadays, to expand and complete this same historical and ethnic line which changed from a colonial to a national one. RÉSUMÉ. Région et tradition. v. 8, n. 1, p. 29-40, jan./jun. 1980. Articles publiés dans le Correio da Manhã, Rio de Janeiro du 5 au 12 juillet 1941 et reproduits à partir de l’oeuvre de l’auteur du Jornal de Crítica, série II (Rio de Janeiro, J.Olympio, 1943, p.202-222). Ce livre est une tentative de fixer quelques aspects de l’histoire littéraire et culturelle de Gilberto Freyre. Cette oeuvre, fruit de sa formation culturelle à l’étranger est appliquée à des études rigoureusement brésiliennes. Elle semble être effectivement colonisatrice dans sa nouveauté, dans son audace, dans sa capacité de transmettre en héritage et de se continuer dans les nouvelles générations. Son style se présente en même temps comme géométrique et poétique. Dans son langage comme dans son oeuvre il met en accord l’hamonie entre le national et l’étranger, entre l’ancien et le moderne, entre l’áristocratique et le populaire. C’est la réalité de l’homme qu’il tâche de comprendre et de définir. De là, son régionalisme qui constitue la phase initiale des trois cycles sociaux de l’homme: régional, national et universel. Dans son oeuvre, la cuisine du Nordeste et le processus de la formation historique et ethnique des portugais, africains et indigènes, meritent une égale attention. Nous sommes en tous les sens caractérisés par les différences et les particularités régionales, portant les traces d’une vie provinciale qui trouve dans le régionalisme et dans la tradition, les sources les plus salutaires de son organisation nationale. Cette vie provinciale s’explique d’ailleurs par la formation historique même du Brésil. Et puisque nous sommes un peuple, produit de la colonisation portugaise, il est important de défendre, de développer et de completer cette même ligne historique et ethnique qui est passeé de coloniale à nationale.

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Como Citar

Lins, Álvaro. (2011). Região e tradição. Ciência & Trópico, 8(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/229

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ARTIGOS