Educação permanente para a 3ª idade

Autores

  • Myriam Brindeiro de Moraes Vasconcelos

Resumo

RESUMO Toda a problemática do idoso está relacionada com a definição do seu papel social e cultural, podendo o indivíduo aceitar ou não o papel que lhe é imposto pela sociedade e pela cultura. O conceito de 3ª idade, ao invés de idoso ou velho, já assinala uma modificação latente na forma social e cultural de definir esse papel. A educação permanente, a ser desenvolvida como uma atitude assumida desde cedo e não apenas como algo a ser procurado depois da aposentadoria, favorece aos idosos que não tiveram oportunidade de explorar suas potencialidades criativas. A Universidade já não é monopólio de juventude ávida de saber, mas está também aberta ao idoso, igualmente ávido de renovar e atualizar seus conhecimentos. Como propostas concretas e amplas para uma modificação do papel social da 3ª idade podem ser sugeridos: Programa de educação permanente para a 3ª idade, que compreende a ativação de eventos programados e acompanhados para que se tenham avaliações das suas repercussões e Programa de pesquisa sobre a 3ª idade, no qual tanto se pode ter um levantamento dos programas, projetos e atividades educacionais destinados à 3ª idade, como a avaliação deles, e, ainda, propostas de novas experimentações. ABSTRACT Permanent education for the third age. v.7, n.2, p.237-253, jul./dez. 1979. Every problematic of the old aged people is related to the definition of his social and cultural role, being possible to the individual, to accept or not the role imposed by the society and by the culture. The concept of third age, instead of the old aged or old people, already shows a latent modification in the social and cultural form of defining this role. The permanent education to be developed as an attitude early assumed and not only as something to be searched after the retirement, favors the old aged people who did not have opportunity of exploring their creative potentialities. The University is not yet monopoly of the youth who is eagerly to know, but the University is also open to the old aged people who is equally eagerly for renewing and bringing up to date their knowledges. In order to modify the social role for the third age, it may be suggested as concrete proposals: Program of permanent education for the third age, which comprizes the activation of programmed and accompanied circunstances in order to have evaluations of their repercussions and Program of research considering the third age, where we can have a raise of the programs, projects and educational activities for the third age, as the evaluation of the latter and still proposals of new experiments. RESUMÉ Education permanente pour le troisième âge. v. 7, n. 2, p. 237-253, jul./dez. 1979. Toute la problematique de l’homme agé est liée à la définition de son rôle social et culturel, le sujet pouvant accepter ou non le rôle qui lui est emposé par la société est par la culture. Le concept de troisième âge, au contraire d’âgé ou vieux, détermine d’avance une grande modification dans la manière sociale et culturelle de définir ce rôle. L’éducation permanente qui devra se développer comme une attitude prise dès le début, et non seulement comme quelque chose qui est cherché aprés la retraite, favorise les personnes agés qui n’ont pas eu l’opportunité d’exploiter leur potentialités créatives. L’Université n’est plus le monopole des jeunes avides de savoir, mais elle est aussi ouverte aux personnes agées, également avides de renouveler et d’actualiser leurs connaissances. Comme des propositions concrètes et vastes pour une modification du rôle social du troisième âge, on peut suggérer: un programme d’éducation permanente pour le troisième âge, comprenant un programme d’évenements accompagnés pour en obtenir des appréciations sur leus répercussions et, un programme de recherche sur le troisième âge, dans lequel nous pouvons avoir autant un relevé des programmes, projects et activités éducatives destinés au troisième âge, bien comme leur appréciations et, encore des propositions de nouvelles expériences.

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Como Citar

Vasconcelos, M. B. de M. (2011). Educação permanente para a 3ª idade. Ciência & Trópico, 7(2). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/218

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ARTIGOS