OS NOVOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMÉRICA LATINA. A crise de capitais e a reestruturação dos mercados globais: possíveis efeitos paradoxais para o meio ambiente na América Latina?

Autores

  • Neison Cabral Ferreira FREIRE Fundação Joaquim Nabuco

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal uma reflexão sobre as possíveis oportunidades trazidas aos países latino-americanos frente à crise econômica, política e ambiental do século XXI. Crise esta marcada, sobretudo, pela desaceleração da economia chinesa e o aumento do dólar frente às moedas da região. As mudanças no cenário de poder global indicam o manejo mais ágil das escalas e domínio dos espaços construídos e/ou modificados pelo homem, pondo em discussão os limites de sustentabilidade ambiental não apenas da América Latina, como também do nosso planeta. Entender as causas e consequências pode ser vital na formulação das políticas públicas que permitam um futuro mais promissor em termos de bem-estar social e sustentabilidade dos recursos naturais, articulando uma melhor integração regional num novo modelo multipolarizado de poder, onde sobressaem as capacidades de desenvolvimento endógeno, porém reconhecendo as limitações do poder local e tendo como protagonista o espaço geográfico e suas características sociais, políticas, histórias, culturais e econômicas. O desafio às atuais e futuras gerações da América Latina está posto e efeitos paradoxais da crise econômica, política e ambiental da segunda década do século XXI poderão levar a uma reflexão sobre as oportunidades históricas que, embora não previstas, estão desenhadas para a sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neison Cabral Ferreira FREIRE, Fundação Joaquim Nabuco

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro, 1987), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1998), Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, 2003), Doutorado em Geografia também pela UFPE (Recife, 2009) e Pós-Doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina, 2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em geotecnologias aplicadas à pesquisa social, vulnerabilidade sócio-ambiental, gestão de risco a catástrofes naturais, cartografia social e políticas públicas. Foi consultor nas áreas de Desenvolvimento Regional para o Ministério da Integração Nacional e Zoneamento Ecológico-Econômico para o Ministério do Meio Ambiente. Pesquisador Convidado do Programa de Investigación en Recursos Naturales y Ambiente (PIRNA) de la Universidad de Buenos Aires. Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) no Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE e Professor da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO - Sede Argentina - no Programa de Posgrado en Desarrollo Humano. É Pesquisador Titular na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife-PE, Brasil, onde supervisiona o Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG). Editor da Revista Horizontes LatinoAmericanos do Mercosul.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

FREIRE, N. C. F. (2016). OS NOVOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMÉRICA LATINA. A crise de capitais e a reestruturação dos mercados globais: possíveis efeitos paradoxais para o meio ambiente na América Latina?. Ciência & Trópico, 40(2). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1616

Edição

Seção

ARTIGOS