Chamada número temático: Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na educação

08/04/2022

Esta chamada é destinada a compor um número especial da revista “Cadernos de Estudos Sociais”, editada pela Fundação Joaquim Nabuco. Título: “Desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na Educação”.

Os processos de urbanização acelerada, industrialização nos últimos 30 anos do século XX, no Brasil, resultaram na ampliação dos serviços públicos, notadamente os de educação. Todavia, revelaram-se ineficazes para erodir os efeitos socioeconômicos, de raça, étnico-raciais, de gênero e regional no processo de estratificação educacional. Nas décadas mais recentes (2003 – 2016), os governos adotaram políticas públicas mais inclusivas e de combate às diferentes formas de desigualdades. No entanto, a pandemia do Coronavírus (Covid-19) escancarou e aprofundou as desigualdades existentes, evidenciando entre outras coisas, o quão persistente e estratificado é o sistema educacional brasileiro.

Nesta edição temática, serão acolhidos trabalhos que abordem questões relativas às desigualdades étnico-raciais, de gênero e regionais na Educação no Brasil e em outras partes do mundo em suas múltiplas dimensões e aspectos, segundo as mais variadas abordagens teórica-metodológicas (quantitativas e qualitativas), sem distinções ou preferências. Também se encoraja o envio de trabalhos que exponham e debatam experiências inovadoras no que diz respeito a práticas pedagógicas e educacionais antirracistas, feministas e antissexistas. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pelo site da revista e seguindo as suas normas, disponíveis no link https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/about/submissions. Os artigos serão publicados em português (ou espanhol) e inglês, sem custo de tradução para os(as) autores(as). A previsão para publicação do número temático é no segundo semestre de 2022.

Organizadores: Carlos Augusto Sant’Anna Guimarães (Fundaj), Isabel Pessoa de Arruda Raposo (Fundaj), Felícia Picanço (UFRJ)

Prazo para o envio dos artigos: 31/10/2022

Diretrizes para os/as autores/as: regras para submissão (http://periodicos.fundaj.gov.br/CAD)

Publicação: segundo semestre de 2022